Friday, February 28, 2014

O Propósito da Religião

O Propósito da Religião
Todas as religiões compartilham alguns propósitos em comum, embora com ênfases diferentes. Para as religiões Ocidentais, o objetivo principal da religião é a salvação. A etimologia da palavra "religião" vem de uma palavra Latina que significa "religar" com Deus. Os seres humanos são caídos e quebrados, e, portanto, Deus estabeleceu a religião como um meio de reparar nosso quebrantamento, restaurando a nossa bondade original, e nos reconectar
com Deus. Em contraste, a compreensão Oriental da religião está contida em seus caracteres chineses, o que significa "O ensino fundamental." Isso descreve a finalidade da religião como o ensino básico para o cultivo de um caráter bom e virtuoso.

O Reverendo (Pai) Moon reconhece ambos os significados, na medida em que os seres humanos caídos finalmente não podem cultivar um caráter virtuoso sem eliminar o pecado e sem uma religação com Deus. Ele distingue dois aspectos válidos da religião: em primeiro lugar, as religiões providenciais (Judaísmo e Cristianismo) cuja finalidade é de preparar a vinda do Messias que vem para resolver o problema do pecado original e restabelecer a plena comunhão com Deus e em segundo lugar, as religiões cuja finalidade é principalmente para treinar as pessoas a praticar as virtudes. O Reino de Deus é construído baseado em ambos destas fundações.

Religião também tem uma finalidade social: construir a comunidade. A religião ensina os caminhos do amor e da reconciliação que permitem que as pessoas vivem em paz e harmonia. Por extensão, o propósito da religião é estabelecer a paz mundial. Ou seja, porque Deus é o Criador e Pai de toda a humanidade, as religiões que nos levam perto de Deus permita-nos sentir-se parte da fraternidade e irmandade universal que flui de Seu amor parental.
(World Scriptures pag. 381)

No comments:

Post a Comment